Raça e racismo, Uncategorized

Tropas palacianas

Achei umas coisas bem curiosas zanzando pelo site do Planalto. Duas delas me chamaram a atenção na seção sobre as tropas que atuam no planalto.
a) A tropa mais famosa a fazer a segurança da presidenta são os Dragões da Independência, certo? Segundo o site da presidência “O titulo ‘Dragões da Independência’ tem a sua origem nos Dragões de Minas, cuja palavra simboliza a fidelidade à casa de Bragança, da família Real Portuguesa”. Eles teriam estado em vários momentos importantes da nossa história. Tipo a independência e a… Proclamação da República. Diz o site que as tropas leais à casa de Bragança teriam emprestado ao Marechal Deodoro da Fonseca um cavalo baio, sobre o qual ele derrubou o Império e instaurou nossa amada República! Então vejamos, a tropa de guarda do Imperador ajudou o marechal golpista. Não quero apontar dedos, mas não sei se foi uma atitude de grandes honras militares…

b) Um grupo de artilharia chamado Artilheiros da Bateria Histórica Caiena trabalha no Planalto também. Eles têm esse nome porque em 1809 quando o Império Português declarou guerra à França de Napoleão, esse foi o regimento enviado para ocupar a cidade de Caiena, na Guiana Francesa. Além de ser um desdobramento da guerra na Europa, a ocupação tinha como objetivo evitar insurreições negras na colônia francesa (ecoando a revolução do Haiti). Segundo Flávio dos Santos Gomes, no “A Hidra e os Pântanos”, as autoridades portuguesas consideravam que a “liberdade dos negros fora prejudicialíssima a Caiena”. Hoje os soldados dessa tropa usam uma insígnia no braço com a palavra “Caiena”. Uma forma de lembrar aquela vez em que intervimos em outro país pra evitar o espalhamento da Onda Negra.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s